Padaria do bairro faz parte da história de Vila Formosa

quem-somos-1

Modernização do espaço mantém tradicionalidade que acompanha evolução do bairro.

Tudo começou lá atrás, quando o bairro de Vila Formosa foi fundado.

Era uma época sem ruas asfaltadas nem prédios, apenas poucas casas, muito distantes uma das outras.

Havia muito barro durante as chuvas, que obrigava as pessoas ao uso de galochas para proteger o sapato e também muita poeira na estiagem.

Calçamento nem pensar, somente uma tira de asfalto na linha de ônibus que ligava o Largo São José do Belém passando pelas avenidas Álvaro Ramos, Regente Feijó, Doutor Eduardo Cotching até a Praça Sampaio Vidal, onde a Viação Cometa fazia seu ponto final. Cada ponto tinha uma referência: “A casa do Engenheiro”, “a vendinha”.

Nessa época, o grande ícone de Vila Formosa era a igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração, famosa com seus 47 sinos importados da Europa que tocavam nos horários das missas, ministradas em sua maioria por padres holandeses e outros missionários e educadores que fizeram a grandeza do bairro.

O maior espetáculo religioso foi a coroação de Nossa Senhora do Sagrado Coração, ocorrida na década de 50, pelo Cardeal Motta, Arcebispo de São Paulo e autoridades eclesiásticas vindas do próprio Vaticano.

Mas a vila, mercê de muito trabalho operante, cresceu, e por decreto do Governador Jânio Quadros, foi instalado no bairro o Ginásio Estadual de Vila Formosa, que mais tarde receberia o nome de Ginásio Estadual Professor José Marques da Cruz.

Lembramos ainda do gigantesco cemitério de Vila Formosa e tantos outros que fizeram parte do crescimento do bairro com farmácias, entre outros ramos de atividades.

No ramo de panificação, instalou-se na Rua Arapoca, esquina com a Praça Dr. Sampaio Vidal a “Padaria Ideal” na época pelos sócios Manuel José e Raphael Ranieri, em seguida para os proprietários Jaime e Fernando que ali permaneceram por muitos anos.

Hoje essa panificadora, que é um verdadeiro símbolo de referência na Vila Formosa, teve uma transformação radical, com modernas instalações e um espaço interessante para refeições.

Os novos proprietários José Soares, Carlos Pires e Luiz Alves apostaram no posicionamento da padaria transformando-a numa das mais completas da região.

Essa velha casa, muito nova, marcou a história do bairro e, com sua modernização, manterá o ponto histórico da tradicionalidade da Vila Formosa e o encontro de seus moradores.

Mais informações
A Padaria Ideal fica na Rua Arapoca 18, Vila Formosa. Tel.: (11) 2674-1437.

Reportagem: Antonio Gelfusa. Foto: Antonio Gelfusa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *